Loyalty Canvas: insights para transformar a sua estratégia de relacionamento

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Uma das certezas que temos quando observamos a forma como nos relacionamos com marcas hoje em dia é que não temos tempo para perder com atritos, como um cadastro longo, necessidade de apresentar um cartão para pontuar em um programa de fidelidade, ou até mesmo um site não responsivo (lembrando que 77% dos brasileiros acessam conteúdos via smartphone- IBGE 2018).

Outra afirmação que podemos fazer com segurança é que estamos vivendo a Era da Experiência, e isso tem tudo a ver com as informações que os participantes do programa permitem que as empresas tenham acesso em troca de personalização no relacionamento com a marca.

Relevância e experiência. Essas são as palavras-chave quando a ideia é antecipar necessidades. Sabendo disso, é importante que na hora de planejar uma estratégia de relacionamento, esses fatores sejam considerados e ter uma ferramenta que auxilie o desenho e o planejamento de um programa de fidelidade ou incentivo é essencial.

Na Valuenet, utilizamos o Loyalty Canvas, que é uma adaptação do Business Model Canvas, para planejar estratégias de relacionamento. De forma intuitiva e pedagógica, quem utiliza o LC não perde de vista  as necessidades da empresa e de seus públicos, que é o que fará a estratégia de fidelização ser mais assertiva. Entre os objetivos da adoção da ferramenta, estão:

  • Identificar os públicos ideais que devem ser incentivados para atingir determinados objetivos estratégicos da companhia;

  • Definir quais comportamentos devem ser estimulados para que o objetivo seja alcançado;

  • Traçar estratégias de como motivar, reconhecer e recompensar o público-alvo.


Entenda quais questões são definidas durante a aplicação do Loyalty Canvas.

3 BENEFÍCIOS DO LOYALTY CANVAS PARA SUA ESTRATÉGIA

1 - UX sempre

Uma boa experiência em todos os pontos de contato do programa é o que vai definir se aquele participante voltará a visitar o site, continuará a usar o aplicativo, etc. O Loyalty Canvas auxilia a pensar em UX porque te incentiva a relacionar o participante com cada ação de engajamento proposta.


2 - Premiação que faz sentido

Permite que sejam listadas as melhores formas de recompensar e reconhecer cada tipo de público, relacionando imediatamente a escolha da recompensa com os públicos de interesse e comportamentos que precisam ser incentivados.


3 - Personalização já

A ferramenta permite que seja pensado um programa único para cada empresa, considerando os objetivos, a cultura da companhia e os resultados que precisam ser alcançados.

Para conhecer mais sobre o Loyalty Canvas e ter acesso ao kit da ferramenta gratuitamente, clique no banner abaixo.