para alcançar engajamento é necessário prever comportamentos e antecipar necessidades
loyalty engagement tracking tool - lett
utilizando conceitos de small data, nossos especialistas desenvolveram uma ferramenta que automatiza as análises de dados de programas de fidelidade e incentivo, permitindo uma abordagem humana e uma tomada de decisão mais assertiva
como a ferramenta funciona:
classificação
os participantes do programa são segmentados e classificados em grupos por meio de uma nota. Para isso, são considerados o histórico do usuário no programa de fidelidade ou incentivo, caso exista, além dos seus hábitos e comportamentos de consumo
meta
são definidas metas para cada perfil participante. uma meta pode ser dividida em vários comportamentos, de acordo com os objetivos
da estratégia de relacionamento.
exemplos: aumentar o ticket médio, participar de um treinamento, etc.
ação
as metas são desenhadas em jornadas de mínimo esforço. nessa fase, são planejadas quais as ações de incentivo (comunicação, recompensa e reconhecimento) serão necessárias para que o resultado esperado seja alcançado
avaliação
o engajamento dos participantes
é analisado. os usuários que atingirem as metas estabelecidas, ganham novos desafios. os que não interagiram como esperado, serão incentivados com novas ações, adequadas para suas necessidades e objetivos do programa.
os participantes do programa são classificados com
uma nota (score) que determina quais comportamentos
precisam ser incentivados e em quais momentos:
preenchimento de cadastro = 5
compra de produto x = 6
ticket médio = 6
frequência de resgates = 7
nota: 6
grupo 1
participantes
com notas de
0 a 4
grupo 2
participantes
com notas de
5 a 7
grupo 3
participantes
com notas de
8 a 10
[exemplo]
ações necessárias (mudança de comportamento) para que
os participantes do grupo 2 passem para o grupo 3:
1.
completar
o cadastro
2.
aumentar em 30%
o ticket médio
3.
aumentar a frequência
de resgates em 20%